Prefeitura de Lago da Pedra realiza “Dia D” da Busca Ativa Escolar

Em Lago da Pedra (MA), a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com a Saúde, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e outros órgãos, promoveram, nesta terça-feira (18), o “Dia D da Busca Ativa Escolar”. Durante a manhã foram desenvolvidas ações que tratem da importância da educação mesmo em situações de calamidade pública como na pandemia. O principal objetivo é garantir que a rede municipal de educação esteja fortalecida e possa atuar na proteção e garantia dos direitos educacionais das crianças e adolescentes do município. Entre as atividades pensadas estão contatos telefônicos/virtuais, mensagens de voz e reuniões com as famílias e responsáveis por videoconferência.

 

Para secretaria de educação do município o programa Busca Ativa, a pandemia não revoga o direito à educação e a manutenção do vínculo, entre a escola e os alunos, é fundamental para garantir o processo de aprendizado. “A Campanha é uma ação para encontrar, levar para escola e garantir a permanência e a aprendizagem de cada menino e menina. Nossas escolas e creches, inclusive na zona rural, estão funcionando através de aulas online e com a entrega de tarefas fotocopiadas. Fora da escola não pode mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos devido à pandemia”. Lugar de criança é na escola, fora da escola não pode”, destaca Eridam Nascimento secretária de educação de Lago da Pedra.

 

A Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), é uma estratégia pensada para garantir o direito à educação e o enfrentamento da exclusão escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *